quarta-feira, 17 de julho de 2013

Elefantes são extraordinários

Tolstoy. (©ElephantVoices)

- Elefantes têm vida muito longa e exibem um alto grau de complexidade social. Sua rede social é excepcionalmente grande, irradiando-se a partir de sua família de sangue e abrangendo grupos, clãs, machos adultos independentes e até mesmo estranhos, com os quais formam laços. As relações sociais cooperativas, próximas e duradouras, que funcionam entre indivíduos e famílias dentro dessa sociedade fluida e de muitas camadas são raras no reino animal.

- Elefantes têm cérebros muito grandes e complexos. Com uma média de 4,8kg, o cérebro do elefante é o maior entre os mamíferos terrestres vivos ou extintos. Elefantes têm o maior volume de córtex cerebral disponível para o processo cognitivo, entre todos os mamíferos terrestres. O neocórtex , que em humanos é o local da função cognitiva melhorada,  como memória ativa, planejamento, orientação espacial, fala e linguagem, é grande e muito torcido.

- Elefantes têm uma memória excepcionalmente boa. Eles acumulam e retêm conhecimentos ecológicos e sociais, lembrando-se dos cheiros e das vozes de muitos outros indivíduos e lugares por décadas.


- Elefantes são capazes de fazer discriminações sutis entre predadores, até mesmo entre diferentes grupos de pessoas, mostrando que eles compreendem os diferentes níveis de ameaça que cada um apresenta.

- O comportamento dos elefantes, tanto na natureza quanto em cativeiro, sugere que eles são capazes de usar suas memórias de longo prazo para “contar pontos” e extrair vingança por erros cometidos.




- Elefantes conseguem diferenciar as ossadas de elefantes das de outros animais e respondem às ossadas de elefantes com uma contemplação especial.

- Seu desenvolvimento inclui aprendizagem social e inovação comportamental, manifestadas no uso e na modificação de ferramentas rudimentares e no aprendizado vocal.

- O autorreconhecimento no espelho sugere que elefantes têm consciência própria, e numerosas observações de empatia e outros comportamentos sugerem que os elefantes têm uma rudimentar teoria da mente (habilidade de atribuir estados mentais – crenças, desejos, intenções, conhecimentos etc. – para si próprios e para os outros e entender que os outros têm crenças, desejos e intenções diferentes dos seus).

- Elefantes são renomados por sua memória, inteligência e sociabilidade, e, assim como nos humanos, esses traços os tornam particularmente vulneráveis ao estresse e ao trauma e a  consequências psicológicas de longo prazo.

- Elefantes produzem uma ampla variedade de vocalizações, muitas contendo frequências abaixo da audição humana. Elefantes utilizam alguns desses chamados de baixa frequência para se comunicarem com outros elefantes através de longas distâncias.



"Elefantes podem usar suas habilidades de aprendizagem para desenvolverem vocalizações similares às de membros do grupo," afirma Joyce Poole, líder do estudo do Projeto de Pesquisa dos Elefantes do Amboseli, no Quênia. Leia reportagem da BBC.
 
- Elefantes também conseguem detectar a vocalização de outros companheiros sismicamente. Quando um elefante vocaliza, uma réplica exata desse sinal se propaga separadamente no solo. Elefantes são capazes de discriminar entre essas vocalizações através de seus sensíveis pés. Eles podem detectar tremores terrestres, trovões e batidas dos pés de animais distantes, da mesma maneira.

- Elefantes têm um extraordinário olfato, que dizem ser mais discriminatório do que o de um cão de caça.

- Enquanto muitas outras espécies podem rivalizar com os elefantes em uma capacidade ou outra, há apenas algumas que se igualam ou superam os elefantes na totalidade de sua complexidade social e comportamental.

- Elefantes são espécies fundamentais – eles têm um papel central na estrutura de comunidades animais e vegetais, contribuindo para a biodiversidade através da dispersão de sementes e da criação de mosaicos de habitats (áreas com múltiplos tipos de habitats, muito importantes para a criação e a manutenção da biodiversidade). 


- Eles são espécies -símbolo – em outras palavras, sendo os elefantes “megavertebrados tão carismáticos”, isso faz deles o símbolo da necessidade da conservação da vida selvagem e da natureza.


Encontro de mentes, elefante - homem. (©ElephantVoices)
- Elefantes são colaboradores significativos da receita em turismo em muitos países da África e da Ásia. Eles são parte substancial da nossa herança cultural e histórica e nos dão prazer de contemplação.

- Elefantes são valiosos por seus próprios méritos!


 Acesse aqui o texto original em inglês.

Tradução, revisão e edição: Laura Loureiro, João Paiva, Teca Franco, Junia Machado.