sexta-feira, 10 de maio de 2013

Vinte e seis elefantes africanos da floresta massacrados na África Central

Por: BBC NEWS - Ciência e Meio Ambiente
10 de maio de 2013




Homens armados com rifles Kalashnikov massacraram 26 elefantes no Parque Nacional de Dzanga-Ndoki, na República Centro-Africana, afirmam conservacionistas.


A WWF reportou o número de carcaças, citando suas fontes na região.


A preocupação com o que estava ocorrendo no parque surgiu no início desta semana, quando afirmou-se que caçadores ilegais de marfim estariam usando as plataformas de observação de cientistas para atirarem nos animais.


Os elefantes se reúnem frequentemente em Dzanga Bai, uma grande clareira, para beberem.


Desde os tiros, nenhum elefante foi visto na área, reporta a WWF. 


O Parque Dzanga-Ndoki, considerado Patrimônio da Humaninade, é localizado na ponta sudoeste da República Centro-Africana (RCA, ou CAR, por sua sigla em Inglês), fazendo fornteira com Camarões e a República do Congo.


É descrito como um habitat único para os elefantes da floresta, em particular. 


A RCA tem testemunhado níveis crescentes de violência desde o início do ano, e grupos conservacionistas como a WWF retiraram suas equipes da área da clareira Dzanga Bai, por razões de segurança.


Na segunda-feira, o grupo conservacionista soltou um alerta de que 17 indivíduos armados, alguns com rifles de alto calibre, haviam entrado no parque e se dirigiam para a clareira Bai, conhecida localmente como a "aldeia dos elefantes".


Quando os homens armados saíram, Dzanga Bai parecia um "necrotério de elefantes", disse a WWF.


Jim Leape, Diretor Geral Internacional da WWF, acrescentou: "A República Centro-Africana precisa agir imediatamente para proteger esse Patrimônio da Humaninade”.


"A violência brutal a que estamos testemunhando em Dzanga Bai ameaça destruir um dos maiores tesouros naturais, e coloca em risco o futuro das pessoas que vivem aqui.


"A comunidade internacional precisa agir para ajudar a República Centro Africana a reestabelecer a paz e a ordem neste país, para defender sua popoulação e seu patrimônio natural.


Caçadores sudaneses de marfim foram responsabilizados pela matança.


Leia mais: "O Novo Ouro Branco e a Extinção dos Elefantes Africanos", no Blog do Planeta, da Revista Época.