terça-feira, 5 de março de 2013

Atualização sobre Shankar – O pobre e solitário Elefante Africano no zoológico de Nova Délhi


A situação de Shankar, o solitário Elefante Africano do Zimbábue no zoo de Nova Délhi, continua deixando os apaixonados pela vida selvagem e os ativistas pelos direitos e bem-estar dos animais perplexos e aturdidos nacional e internacionalmente. Três anos depois de destacarmos sua situação precária na página da ElephantVoices, Shankar ainda está acorrentado, apanha e não tem nenhuma companhia de outro membro da própria espécie. A melhor opção seria o governo indiano enviar Shankar a um refúgio de animais selvagens na África, de preferência no Quênia, onde ele poderia viver com membros da mesma espécie. Para conseguirmos isso, deve haver um modo de superar a glória ligada a seu status, por ter sido um presente diplomático. 


No zoo de Nova Délhi, Shankar passa a maior parte de sua vida acorrentado e apanha com frequência (notem sua grande cicatriz na testa). Shankar foi dado em 1998 pelo Zimbábue ao Governo na Índia, com seu par. Hoje, ele tem aproximadamente 14 anos de idade; sua companheira morreu poucos anos depois do embarque. Foto: cortesia de Nina Kanderian, da Wildlife Conservation Society Afghanistan.

A situação de Shankar demonstra o estado sórdido dos Elefantes Africanos que estão em cativeiro na Índia, com mais dois animais em condições deploráveis no Zoo de Mysore, além de outros exemplos repugnantes, declara Shubhobroto Ghosh, autor do The Indian Zoo Inquiry. Numa sinopse, Ghosh descreve a sina dos Elefantes Africanos nos zoos indianos e, em particular, de um par do Zimbábue que foi dado como presente diplomático, em 1998, ao presidente da Índia. Pedimos a todos os amigos do Zimbábue que façam o que for possível para convencer o Governo de que o que estão fazendo é um desserviço também para seu setor de turismo e seu povo.

Na sinopse, Ghosh pede a todos os países que têm elefantes Africanos e Asiáticos que os mantenham no lugar a que pertencem - a natureza. No final de 2009, a Índia deu um passo brilhante ao proibir elefantes Asiáticos em zoos - e foi aplaudida pelo mundo todo.

Elefantes de zoos são privados de suas necessidades básicas

O Dr. Sunil Srivastava, médico veterinário com 25 anos de experiência e representante de Nova Délhi na organização internacional de direitos dos animais Animal Equality, afirma: “Na natureza, os elefantes têm suas regras e tarefas para preencherem suas vidas. O comportamento natural exercido por eles provê a necessária estimulação física e mental.  No entanto, os elefantes dos zoos são privados de suas necessidades básicas, e Shankar não é uma exceção. Quando estava no início de minha carreira e trabalhei como voluntário no zoo de Nova Délhi, notei ferimentos profundos nos tornozelos dos elefantes, como um resultado de seu esforço para se livrar das correntes. Um dos tratadores do zoo de Nova Délhi acredita que os elefantes devem ser acorrentados no perído de seu frenesi sexual”. 

Amruta Ubale, da Animal Equality, acrescenta: “Numa atividade informal no zoo, perguntamos a visitantes leigos sobre comportamentos esteriotipados em elefantes, como o sacudir ou o balançar da cabeça etc. A resposta comum que recebemos foi que os elefantes parecem felizes e que estão dançando”. 

Elefantes Asiático e Africano no zoo de Nova Délhi. Apesar da proibição (de 2009) da manutenção de Elefantes Asiáticos em zoos na Índia, apenas alguns Elefantes Asiáticos tiveram a sorte de já terem sido enviados a parques nacionais; muitos ainda aguardam nos zoos. Mas Shankar e os outros Elefantes Africanos na Índia não são considerados por essa lei e continuam numa situação deplorável. Foto por Basav Bhattacharya, 
tirada em 10 de Novembro de 2012.

A horrível prática de exportar bebês elefantes

Enquanto isso, o Zimbábue continua nas manchetes dos jornais, pelas razões erradas. Seu recente envio de quatro bebês elefantes à China mostra que o bem-estar dos elefantes não está em sua pauta. Um deles já morreu. Está previsto o embarque de mais quatorze elefantes, dependentes de leite materno, para breve. Assim como em 2010, o Zimbábue mostra pouca preocupação com as trágicas consequências dessa horrorosa prática. Muitos países aparentemente expressaram interesse na importação de mais elefantes do Zimbábue. Podemos esperar apenas que sólidos argumentos, compaixão e decência prevaleçam, mas não estamos tão otimistas.

Os documentos de autoria de Shubhobroto Ghosh mencionados neste artigo estão disponíveis aqui para download:  The Indian Zoo Inquiry(1.14 MB) e a Sinopse (1.36 MB).

Leia mais sobre elefantes em cativeiro e na natureza em "Mente e Movimento - Indo ao Encontro dos Interesses dos Elefantes", escrito por Joyce Poole e Petter Granli, da ElephantVoices.