sábado, 2 de fevereiro de 2013

Tailândia: Lucky, resgatada de um circo, é recebida calorosamente pela família de elefantes de um santuário

Da Tailândia, Lek Chailert, fundadora e diretora do santuário de elefantes Elephant Nature Park, conta como conheceu e resgatou Lucky, uma elefanta cega, do circo onde era a estrela principal. Uma linda história e um exemplo a ser seguido.

(tradução livre) 

 

 

Lucky, sendo calorosamente recebida pela família de elefantes do santuário
(© Sangduen "Lek" Chailert) 


 

No ano passado, durante a turnê de um circo, conheci uma elefanta.

Seu nome era Lucky, e ela era a estrela do Circo Elefanta Lucky, que levava o mesmo nome que o seu.


Lucky tinha sido forçada a trabalhar no circo desde muito jovem e tinha ficado cega devido aos holofotes que ofuscavam seus olhos durante as apresentações. Mesmo assim, continuava a se apresentar.

Levei muito tempo para convencer o dono do circo a deixar que a resgatássemos. Ontem, pudemos trazê-la para casa, para que se juntasse à manada, sendo libertada do trabalho e do circo.

Levamos quase 24 horas para transportá-la da província de Isarn até nosso santuário. Fiquei o tempo todo ao seu lado, tentando me comunicar, para me assegurar de que ela identificasse minha voz.

Lucky, completamente cega de ambos os olhos, é de uma gentileza e personalidade maravilhosas.

Durante a viagem, não ficou nem um pouco nervosa. Parecia estar acostumada ao caminhão e também às viagens às quais era submetida no circo, quando era  levada continuamente de um lado para o outro para se apresentar. 

 

Lucky e Lek Chailert a caminho do santuário (© Sangduen "Lek" Chailert)

Lucky, no caminhão, em sua jornada para o Elephant Nature Park  (© Sangduen "Lek" Chailert) 
Lucky aproveitando as folhagens da beira da estrada durante a viagem (© Sangduen "Lek" Chailert) 

Lucky bebeu água e se alimentou bem durante todo o trajeto. Quando passamos perto de um camping que oferece passeios em cima de elefantes, notei que ela começou a bramir, enviando sua voz a eles, e alguns deles voltaram suas cabeças para o caminhão, respondendo de volta.

 

Quando Lucky chegou ao parque, pela primeira vez se mostrou bem nervosa. Porém, depois de ser recebida pela família de elefantes com uma calorosa e cordial recepção, se sentiu mais confiante. 

 

Os elefantes do parque chegam para recepcionar Lucky (© Sangduen "Lek" Chailert) 

Espero que Lucky escolha um amigo que possa ser, além de seus olhos, seu melhor companheiro, como os outros elefantes cegos do parque, que sempre têm um amigo por perto cuidando deles.

Agradecemos a David Budd e a Holly por sua generosidade, nos ajudando a trazer Lucky do circo, para que se juntasse à sua nova família no parque e não precisasse mais trabalhar. 

 

Lucky, em sua jornada (© Sangduen "Lek" Chailert)

 

Leia também: "Santuário para Elefantes - Princípios Gerais" da ElephantVoices. 

 

Os elefantes são seres extraordinários. Curta e compartilhe com seus amigos as páginas da ElephantVoices Brasil e da Elephant Voices,no Facebook.