quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Deputado Federal Ricardo Tripoli (PSDB-SP) levanta sua voz pelos animais em zoológicos no Brasil

Maus-tratos no Zoo da Matinha (BA): Tripoli aciona, e Secretaria Municipal de Meio Ambiente se manifesta

 

Deputado Federal Ricardo Tripoli (PSDB-SP)

O Deputado Federal Ricardo Tripoli (PSDB-SP) acionou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e se pronunciou sobre o caso de denúncias de maus-tratos no Zoo da Matinha, na Bahia. No pronunciamento, publicado em sua página de internet, o Deputado chama a atenção para o intenso debate sobre a questão dos zoológicos, que tem ocorrido no mundo todo

"Os zoológicos, muito embora assumam função importante no que tange à educação e à conservação, tem sido alvo de intenso debate no país e no mundo. Os animais normalmente são mantidos em espaços exíguos, e inadequados às exigências espécie-específicas. Apresentam comportamentos estereotipados (comportamento motor repetitivo, não funcional) e são privados das condições primárias de bem-estar físico, mental e natural, ainda que se tente promover enriquecimento ambiental. Peço que fiquem atentos e que continuem denunciando abusos e abandono. É preciso provocar este debate, necessário em tempos de mudanças de paradigmas, éticos e legais!"

Leia aqui a manifestação integral do Deputado Tripoli, em sua página de internet, e saiba mais sobre o caso.   

A ElephantVoices parabeniza o Deputado Ricardo Tripoli por levantar sua voz pelos animais em zoológicos no Brasil.

Uma boa parte do trabalho da ElephantVoices está relacionada ao bem-estar de elefantes em cativeiro. A conservação e o tratamento ético de elefantes selvagens é de extrema importância. Entretanto, a aflição e a miséria sofridas por muitos elefantes em cativeiro são assustadoras. Com quatro décadas de pesquisas inovadoras sobre elefantes selvagens, a ElephantVoices está em posição de falar com confiança sobre os interesses dos elefantes, onde quer que eles estejam. 

Nossas descobertas científicas indicam que precisamos melhorar o modo pelo qual cuidamos dos elefantes e demandam que pequemos pelo excesso de prudência quando os interesses desses seres tão inteligentes e sociais estão sendo considerados. 

Zoológicos não são uma alternativa adequada para abrigar os elefantes que serão libertados dos circos no Brasil - por que este é o momento certo para o país planejar criteriosamente e de modo responsável o destino desses animais

O Projeto de Lei 7291/06que proíbe o uso de animais silvestres das faunas brasileira e exótica na atividade circense em todo o território nacional, está no Plenário da Câmara dos Deputados, aguardando votação, depois de ter sido aprovado pela terceira comissão da Câmara, a CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania), com base no parecer do Deputado Ricardo Tripoli (PSDB/SP). A ElephantVoices apoia o Deputado Ricardo Tripoli e trabalha em colaboração com ele pela aprovação do Projeto de Lei

Este é o momento certo para o Brasil planejar criteriosamente e de modo responsável o destino dos animais que serão libertados dos circos. Com relação aos elefantes, podemos afirmar que os zoológicos não são, infelizmente, uma alternativa adequada. Tanto os representantes dos zoos como os ativistas do bem-estar animal têm se concentrado nas causas imediatas do sofrimento dos elefantes em cativeiro (problemas nas patas, artrite, problemas de saúde relacionados à reprodução, obesidade, hiperagressividade, comportamentos estereotipados). Mas, se não resolvermos a fonte elementar de sofrimento de um elefante em cativeiro – a completa falta de estímulos mentais relevantes e de atividades físicas –, nunca atenderemos às suas necessidades biológicas e comportamentais. 

A ElephantVoices está trabalhando ativamente para a conscientização sobre a necessidade da criação de um Santuário para Elefantes no Brasil. 

Santuários para Elefantes, além de abrigarem elefantes resgatados de circos e propriedades rurais, também são a casa de elefantes que se aposentam de zoológicos. Alguns zoológicos, como o de Detroit, nos Estados Unidos, conscientes das necessidades de seus elefantes, decidiram enviar seus animais a santuários e estão satisfeitos com os resultados de sua decisão (assista, abaixo, ao depoimento de Ron Kagan, Diretor do Zoo de Detroit, à ElephantVoices Brasil, durante o congresso PAWS Summit for Elephants, em Março de 2012, na Califórnia). Um zoológico da Argentina também está à procura de uma vaga em um santuário para sua elefanta asiática. E a Fundação Brigitte Bardot, defendendo os interesses de Baby e Népal, os elefantes do Zoo de Lyon (França), que afirmou que não poderia mais mantê-los no zoo devido a suspeitas de problemas em sua saúde e que pretendia neles praticar a eutanásia, também está à procura de um local adequado para recebê-los. Não faltam exemplos no mundo todo que comprovam a necessidade da criação de novos santuários para elefantes, em locais estratégicos. O Brasil, com sua economia crescente e notável consciência ambiental, e dispondo de regiões com clima, vegetação e relevo adequados para abrigar tanto elefantes africanos como asiáticos, pode e deve dar um importante passo nesse sentido.



Depoimento de Ron Kagan, Diretor do Zoo de Detroit, à ElephantVoices Brasil, durante o congresso PAWS Summit for Elephants, em Março de 2012, na Califórnia, sobre a decisão do zoo de enviar seus elefantes a um santuário (legendado em Português).


Santuários para Elefantes: alguns casos de sucesso pelo mundo

Conheça os santuários TES - Santuário de Elefantes do Tennessee (Estados Unidos), fundado por Scott Blais (consultor da ElephantVoices) em 1995, PAWS, na Califórnia (Estados Unidos), BLES e Elephant Nature Park (ambos na Tailândia). Saiba também como uma floresta no Camboja que estava prestes a ser derrubada se transformou em um projeto sustentável, bom para os elefantes e para os habitantes da região.


Grupo de elefantes em Mara Naboisho Conservancy, parte do ecossistema 
de Maasai Mara, no Quênia (© ElephantVoices, 2011)
Leia mais 

Conheça aqui os Princípios da ElephantVoices para a criação de um Santuário para Elefantes.

Leia também "Mente e Movimento: Indo ao encontro dos interesses dos elefantes", escrito por Joyce Poole e Petter Granli.   

Uma série de declarações e testemunhos da ElephantVoices e da Amboseli Trust for Elephants a respeito do bem-estar de elefantes na natureza, em santuários, zoológicos e circos pode ser acessada aqui

Leia "A América do Sul Precisa de Elefantes" - ecologista australiano afirma que a reintrodução de grandes herbívoros nas Américas ajudaria a restaurar ecossistemas e salvar espécies nativas ameaçadas, e assista à divertida animação "O Elefante Planta Florestas".

Curta e compartilhe com seus amigos a página da ElephantVoices Brasil no Facebook. Os elefantes do Brasil precisam de nossas vozes!