sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Autoridades de Hong Kong interceptam carregamento com marfim de 200 elefantes

Oficiais em Hong Kong fizeram mais uma grande apreensão de marfim, a segunda em menos de um mês, segundo a Associate Press.


©mongabay.com

Oficiais alfandegários do porto de Hong Kong descobriram no dia 15 de Novembro 1,3 toneladas de presas de marfim escondidas em um contêiner, entre 400 sacos de sementes de girassol. O valor de mercado do contrabando é estimado em U$ 1,4 milhão, mas não houve prisões. O carregamento saiu da Tanzânia.

A apreensão ocorreu apenas duas semanas depois de fiscais de Hong Kong terem descoberto quase 4 toneladas de presas de marfim, equivalentes a 600 elefantes mortos, em dois contêiners. O marfim estava escondido entre feijões e aparas de plástico, ainda de acordo com a Associate Press.

A caça ilegal por marfim na África tem crescido nos últimos anos devido ao aumento da demanda no Vietnam e na China. O marfim é frequentemente usado para a manufatura de objetos religiosos (leia artigo abaixo).

Link para a notícia original.


"Culto ao Marfim", da National Geographic

Recomendamos que você leia "Culto ao Marfim" ("Ivory Worship"), uma reportagem na National Geographic publicada em Outubro de 2012, que revela a brutal verdade por trás das frequentes manchetes sobre a caça de elefantes e as apreensões de marfim. Bryan Christy relata informações chocantes, implicando líderes religiosos no massacre dos elefantes - informação que pode ser surpreendente, mesmo para aqueles responsáveis por monitorar o comércio de marfim.

Decisões tomadas pela CITES, os comerciantes, os compradores de marfim e os assassinos dos elefantes, juntos, estão causando a miséria nas savanas e florestas africanas - não apenas para os elefantes, mas também para as pessoas. Se os elefantes se forem, assim também se irá o próspero turismo que dá emprego a milhares de pessoas. As florestas, também, perderão seus "jardineiros" (veja aqui uma divertida animação, que mostra por que os elefantes são os principais responsáveis pela disseminação de sementes e consequente aumento da biodiversidade). 

Acesse aqui a página da National Geographic e divulgue a importante mensagem contida no revelador artigo "Culto ao Marfim"

Para mais notícias sobre o mercado de marfim e o que está sendo feito pelos elefantes, acesse a newsletter de setembro de 2012 da ElephantVoices.