segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Como determinar a idade de Elefantes Africanos



Identificar elefantes não é difícil, mas requer algum poder de observação, além de um  pouco de prática. Há muitas características diferentes que você pode usar para identificar um elefante: sexo; tamanho do corpo; forma, comprimento e configuração das presas; tamanho e forma das orelhas; padrões das veias auriculares; entalhes, rasgos e furos nas orelhas. A ElephantVoices desenvolveu oito módulos educacionais explicando como ler e compreender essas características, também utilizados no banco de dados “Mara Elephants Who is Who” (“Quem é Quem entre os Elefantes de Maasai Mara”). 


Para saber a idade, comece determinando se o elefante que você está tentando identificar é macho ou fêmea. É recomendado observar principalmente o tamanho e a forma do corpo e da cabeça, a espessura das presas e a genitália. Os machos são maiores e tendem a permanecer com a cabeça ereta acima dos ombros, enquanto as fêmeas são menores e tendem a deixar suas cabeças abaixo da linha dos ombros, além de terem abdomens mais curvados. Para saber mais sobre sexagem de elefantes africanos, consulte a página da ElephantVoices. 

Algo que ajuda muito é colocar o elefante que você está tentando identificar em uma categoria de tamanho, pois elas correspondem aproximadamente às faixas etárias. As categorias de tamanho que usamos são: filhote (0-4 anos), jovem (5-9 anos), adulto pequeno (10-19 anos), adulto médio (20-34 anos) e adulto grande (+ de 35 anos). Colocar elefantes em classes de tamanho requer um pouco de prática, por isso não recomendamos usar essa característica para identificar elefantes até que você tenha mais experiência. 
 


As fotos a seguir, com suas respectivas legendas, ensinam, de modo divertido, a identificar a idade dos elefantes  africanos! Aprenda mais sobre elefantes e divirta-se.
 

O que observar para saber a idade de um Elefante Africano


1. Lembre-se de que os machos adultos crescem para terem o dobro do tamanho das  fêmeas adultas. Assim sendo, os tamanhos relativos do adulto pequeno, do adulto médio e do adulto grande variam dependendo do sexo. Foto B1.



2. Por exemplo, aos 17 anos, um macho é tão grande quanto uma fêmea de 50 anos. Então, um macho adulto pequeno pode ser maior do que uma fêmea adulta grande. Jovens machos fazem fila para beber; no canto direito, uma fêmea adulta grande. Foto B2. 



3. Usamos o termo infante para um filhote com menos de um ano de idade. Um infante não tem presas e geralmente é pequeno o suficiente para caminhar sob a barriga de uma fêmea adulta grande. Os órgãos genitais devem ser usados para identificar o sexo de um infante. Foto B3. 


4. Presas de um filhote aparecem um pouco além dos lábios entre 18 meses e dois anos de idade. Baseie-se na genitália para determinar o sexo do filhote. Foto B4. 


5. Aos três anos de idade, as presas de um filhote se estendem cerca de 8cm além dos lábios. Nessa idade, se o filhote é uma fêmea, você pode notar um calombo leve na testa; mas os órgãos genitais são ainda a base definitiva para a determinação do sexo. Foto B5. 
 


6. Tamanhos relativos de três filhotes, da esquerda para a direita: dois anos e meio de idade, um ano de idade e fêmea de quatro anos de idade (note a testa ligeiramente pontuda e as presas com cerca de 10cm de comprimento). Foto B6. 
 



7. Tamanhos relativos, da esquerda para a direita: filhote com idade inferior a dois anos, jovem fêmea (note a testa pontuda e as presas finas) e fêmea adulta pequena (note novamente a testa pontuda e as presas finas). Foto B7. 



8. Tamanhos relativos em uma família, da esquerda para a direita: filhote com idade inferior a dois anos, fêmea adulta média, fêmea jovem (note as presas finas), infante, fêmea adulta média. Foto B8. 


9. Tamanhos relativos em uma unidade familiar, da esquerda para a direita: jovem, filhote, fêmea adulta jovem, fêmea adulta jovem, jovem, jovem, fêmea adulta média, infante, fêmea adulta média. Foto B9. 


10. Tamanhos relativos em uma família, da esquerda para a direita: fêmea jovem, fêmea adulta média, filhote, fêmea jovem, fêmea adulta pequena, fêmea jovem, fêmea adulta média (com bebê debaixo dela), filhote, fêmea adulta média, filhote, fêmea adulta pequena, infante, jovem, jovem, fêmea adulta grande. Foto B10. 
 


11. Mãe e filha: note que a fêmea mais velha tem corpo maior, uma cabeça relativamente maior e presas mais grossas, além de parecer mais velha. Foto B11 



12. Fêmeas adultas grandes têm cabeças relativamente grandes, presas mais grossas, corpos mais longos. As fêmeas mais velhas podem ficar com as costas arqueadas. Foto B12. 


13. Machos adultos e fêmeas adultas grandes se destacam na multidão. Identifique-os! Foto B13. 
 


14. Um macho adulto faz uma fêmea adulta e sua jovem filha parecerem pequenas. Foto B14. 



15. Aos 17 anos, os machos são tão grandes quanto uma fêmea adulta grande, mas têm apenas metade do peso de um macho adulto grande. Machos adultos pequenos têm cabeças relativamente pequenas, presas relativamente finas e seus olhos e suas presas se ligam por uma linha reta. Foto B15. 


16. Machos adultos de pequeno porte têm cabeças relativamente pequenas, presas relativamente finas e a linha de seus olhos para suas presas é reta. Foto B16. 


17. Machos adultos médios têm cabeças maiores que os machos adultos pequenos e presas relativamente mais grossas. À medida que a testa se expande e as presas engrossam, a linha a partir do olho em direção a suas presas começa a ficar curva. Foto B17. 


18. Outro macho adulto médio. Mais uma vez, note que ele tem uma cabeça maior do que a dos machos adultos pequenos e presas relativamente mais grossas. Foto B18. 


19. Machos adultos grandes têm cabeças enormes e presas grossas salientes na face. A larga testa e as presas mais grossas criam uma linha com contorno em forma de ampulheta que vai dos olhos em direção às presas. Eles têm corpos pesados e musculosos. Foto B19. 


20. Outro macho adulto grande. Observe novamente sua cabeça enorme e suas presas grandes. Foto B20. 






Link para o texto original, em Inglês