sábado, 16 de junho de 2012

“Memória de Elefante” estreia no Brasil amanhã, 17 de junho, às 19h, na Nat Geo Wild.

O documentário “Memória de Elefante” (War Elephants) estreia na América Latina neste domingo, 17 de junho. No Brasil, será exibido às 19h, no canal Nat Geo Wild HD. O filme, que ganhou um prêmio no prestigiado Sun Valley Film Festival, retrata o contato da cientista Joyce Poole com elefantes que sobreviveram à guerra civil, em Moçambique, quando 2.000 deles foram mortos. A Dra. Joyce Poole, a maior estudiosa de elefantes do mundo, é filmada por seu irmão, Bob Poole, em sua tentativa de transformar o comportamento agressivo desses animais e estabelecer relações de confiança com eles. Assista a um pequeno trecho do filme aqui, com Joyce “falando com os elefantes”. 





Sobre “Memória de Elefante” (War Elephants) no website da National Geographic: “No Parque Nacional de Gorongosa, em Moçambique, os elefantes estão em crise: anos de guerra civil e caça por marfim os deixaram com medo e hostis com relação a humanos. Em um novo filme para tv da National Geographic, a mais notável pesquisadora de elefantes Dra. Joyce Poole, em um documentário feito por seu irmão, o cinegrafista Bob Poole, trabalha para criar confiança e afastá-los de seu comportamento violento”.

Sinopse (Sky TV): “Junte-se aos irmãos Bob e Joyce Poole e viajem para o Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, para uma missão simples, mas perigosa: confrontar elefantes traumatizados, ensiná-los a não atacar pessoas e convencê-los de que, depois de dezesseis anos de guerra civil, caça e destruição, os seres humanos vêm ao parque em paz e para oferecer-lhes proteção, e não terror e derramamento de sangue. Mas, para transmitir esta mensagem, Bob e Joyce devem colocar suas próprias vidas em perigo. Alguns dizem que os elefantes nunca esquecem, e, no Parque Nacional da Gorongosa, eles parecem se lembrar das balas que mataram suas famílias e do terror que destruiu sua cultura. Joyce Poole, cientista e especialista em elefantes, estuda esses magníficos animais há mais de trinta anos. Seu irmão Bob, um cineasta aclamado, ficou filmando o tempo todo. O plano dos dois é uma complexa combinação de ciência e do que alguns considerariam uma insanidade: Bob e Joyce vão dirigir seus carros diretamente no caminho dos elefantes, que vêm para atacar, mas não se deixarão intimidar por eles. A ideia é habituar os elefantes com as pessoas, mostrar que os turistas não são uma ameaça e, com sorte, saírem vivos. Mas quando um elefante de seis toneladas furioso vem correndo em direção ao carro, serão Bob e Joyce capazes de manter a calma e ficar ou vão fugir como prisioneiros do medo? Se estes elefantes realmente não podem esquecer o passado, a questão é: será que são capazes de perdoar?”